As chuvas devem voltar à maior parte do interior da Bahia nos próximos dias, de acordo com os prognósticos dos principais modelos e institutos de meteorologia.
A maior parte do estado vem enfrentando calor extremo e estiagem, com possibilidade alta de impactos severos nas atividades agrícolas e até mesmo no abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal em algumas localidades, principalmente nas regiões onde o período chuvoso está chegando ao fim.
Na faixa costeira do estado, há previsão de acumulados de chuva até o fim da semana entre 50 e 100 milímetros no Sul do Estado. Em Salvador, o acumulado previsto é menor, entre 20 e 40 mm.
A partir de quinta-feira (10), pode votar a chover em regiões como de Guanambi, Vitória da Conquista, Irecê, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso. As condições de chuva nestas regiões devem continuar até o início da segunda quinzena de abril.
Os maiores volumes até 19 de abril estão previstos para a faixa entre Ilhéus e Porto Seguro, com possibilidade de acumulados acima de 140 mm. Alguns modelos também indicam acumulados acima de 100 mm em toda a faixa de divisa com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Em Salvador, o acumulado também pode passar de 100 mm.
No entanto, os modelos apresentam muita divergência em relação ao volume de chuva previsto para todas as regiões do estado.