Canetas de Mounjaro e Ozempic, medicamentos usados para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, foram apreendidas em uma clínica particular, nesta quinta-feira (20), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
De acordo com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista, a apreensão aconteceu após uma denúncia de venda irregular de medicamentos na unidade de saúde.
A operação de busca e apreensão foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista e contou com a participação e apoio da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Segundo a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, a venda de medicamentos é privativa de farmácias, drogarias, postos de medicamentos, unidades volantes e dispensários de medicamentos.
A comercialização de Mounjaro dentro do mercado brasileiro é proibida e a importação só pode ser feita por pessoa física, mediante receita médica. Já a venda de Ozempic é liberada para venda no país. Ele tem como princípio ativo a semaglutida, substância que substitui a ação de um hormônio chamado GLP1, produzido naturalmente no intestino.