Indígenas ocuparam a entrada do Parque Nacional do Descobrimento, localizado na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área, eles chegaram ao local na tarde de sábado (15) e ainda interditam o acesso neste domingo (16).
Conforme pontuou a entidade, que mantém negociação com o grupo, os indígenas pedem a homologação da Terra Indígena Comexatibá, que fica em outra parte da região e é alvo de disputa judicial há alguns anos. Diante da ação, o ICMBio decidiu suspender as atividades no local, por "segurança".
As conversas entre o instituto e o grupo contam com apoio da Polícia Federal (PF) e de lideranças indígenas do extremo sul do estado, que desaprovam o ato. Em nota, caciques e outros integrantes do movimento repudiaram a ocupação, classificando a ação como uma contravenção de acordos estabelecidos anteriormente.
A liderança indígena também se esquivou de possíveis danos materiais provocados pela ação. Em contato com a TV Santa Cruz, o ICMBio listou outros problemas operacionais desencadeados com o fechamento do Parque:
• suspensão da manutenção dos aceiros de prevenção a incêndios florestais;
• suspensão das atividades de pesquisadores que iriam ficar alojados no Parque essa semana;
• suspensão de visitação e construção de infraestrutura;
• dispensa da equipe de funcionários que trabalha no local.