1 - Verifique a etiqueta
Toda peça de banho possui uma etiqueta com instruções detalhadas do tratamento correto que deve ser dado ao tecido. É nela que contém observações do tipo de lavagem adequada (se deve ser à mão, à máquina, qual a temperatura máxima e se a peça pode ser centrifugada); qual o tipo de produto que pode ser aplicado, além da secagem. Seguir a recomendação é o primeiro passo para a preservação dos tecidos. No caso das roupas de praia, o mais indicado é que sejam lavadas à mão por serem peças delicadas.
2 - Remova os resíduos antes da lavagem
Retirar a areia, sal ou o cloro antes da lavagem, evita que estrague, manche ou danifique a peça.
3 - Leia as instruções dos produtos
Um erro comum é exagerar no sabão achando que as roupas vão sair mais limpas. Isso pode deixar as roupas endurecidas ou até mesmo manchá-las. A coordenadora química orienta que no caso das roupas de banho o mais indicado é o sabão líquido e na quantidade indicada no rótulo. “O Lava Roupas Líquido Sonho é um produto usado para lavagem das roupas, eficaz na limpeza, deixando um agradável perfume nas peças secas”, explica Cristina Campos.
4- Hora de secar
Na hora de colocar as peças de banho para pendurar no varal, também vale a pena observar algumas dicas. A melhor maneira é deixar secar naturalmente em um lugar fresco e, se possível, na sombra, para não desbotar. Só retire o biquíni, maiô ou sunga do varal depois que a peça estiver completamente seca para evitar o risco de mofar e não passe ferro para não estragar o tecido.